Como estoque restrito e unidades de estoque restritas (RSUs) são tributadas.
A remuneração dos empregados é uma despesa importante para a maioria das corporações; por isso, muitas empresas acham mais fácil pagar pelo menos uma parte na forma de ações. Esse tipo de compensação tem duas vantagens: reduz a quantidade de dinheiro que os empregadores devem distribuir e também serve como incentivo para a produtividade dos funcionários.
Existem muitos tipos de compensação de ações, e cada um tem seu próprio conjunto de regras e regulamentos. Os executivos que recebem opções de ações enfrentam um conjunto especial de regras que restringem as circunstâncias em que podem exercê-las e vendê-las. Este artigo examinará a natureza de estoque restrito e unidades de estoque restritas (RSUs) e como elas são tributadas.
O que é estoque restrito?
Ações restritas são, por definição, ações que foram concedidas a um executivo que é intransferível e sujeito a caducidade sob certas condições, como a rescisão de contrato de trabalho ou a incapacidade de atender aos parâmetros de desempenho corporativos ou pessoais. As ações restritas também geralmente ficam disponíveis para o recebedor de acordo com uma programação de aquisição gradual que dura vários anos.
Embora existam algumas exceções, a maioria das ações restritas é concedida a executivos que são considerados com conhecimento "interno" de uma corporação, tornando-a sujeita às regulamentações de informações privilegiadas sob a Regra SEC 144. A não observância desses regulamentos também pode resultar em confisco. Os acionistas restritos têm direito a voto, o mesmo que qualquer outro tipo de acionista. As concessões restritas de ações tornaram-se mais populares desde meados dos anos 2000, quando as empresas foram obrigadas a custear subsídios de opções de ações.
O que são unidades de estoque restritas?
As RSUs se assemelham conceitualmente a opções restritas de ações, mas diferem em alguns aspectos importantes. As RSUs representam uma promessa não garantida pelo empregador de conceder um número definido de ações ao funcionário após a conclusão da programação de aquisição. Alguns tipos de planos permitem que um pagamento em dinheiro seja feito em lugar das ações, mas a maioria dos planos exige que as ações reais das ações sejam emitidas - embora não até que os covenants subjacentes sejam cumpridos.
Portanto, as ações do estoque não podem ser entregues até que os requisitos de vesting e confisco tenham sido atendidos e a liberação seja concedida. Alguns planos de RSU permitem que o funcionário decida dentro de certos limites exatamente quando deseja receber as ações, o que pode ajudar no planejamento tributário. No entanto, ao contrário dos acionistas restritos padrão, os participantes RSU não têm direito a voto sobre as ações durante o período de aquisição, porque nenhum estoque foi realmente emitido. As regras de cada plano determinam se os detentores de RSU recebem equivalentes de dividendos. (Para aprofundar, veja "Unidades de Ações Restritas: O que Saber").
Como é imposto o estoque restrito?
As ações restritas e as RSUs são tributadas de maneira diferente de outros tipos de opções de ações, como planos de compra de ações estatutários ou não estatutários (ESPPs). Esses planos geralmente têm consequências fiscais na data de exercício ou venda, enquanto as ações restritas geralmente se tornam tributáveis após a conclusão do cronograma de aquisição. Para planos de ações restritas, o valor total da ação deve ser contabilizado como renda ordinária no ano do exercício.
O montante que deve ser declarado é determinado pela subtração do preço de compra ou exercício original da ação (que pode ser zero) do valor justo de mercado das ações na data em que a ação se torna totalmente adquirida. A diferença deve ser informada pelo acionista como renda ordinária. No entanto, se o acionista não vender as ações no momento da aquisição e vendê-lo posteriormente, qualquer diferença entre o preço de venda e o valor justo de mercado na data da aquisição será informada como ganho ou perda de capital.
Seção 83 (b) Eleição.
Os acionistas de ações restritas têm permissão para informar o valor justo de mercado de suas ações como renda ordinária na data em que são concedidos, em vez de quando eles são adquiridos, se assim o desejarem. O tratamento de ganhos de capital ainda se aplica, mas começa no momento da concessão. Essa opção pode reduzir bastante o montante de impostos que são pagos sobre o plano, porque o preço das ações no momento em que as ações são concedidas é geralmente muito menor do que no momento da aquisição. A estratégia pode ser especialmente útil quando existem períodos de tempo mais longos entre o momento em que as ações são concedidas e quando elas são adquiridas (cinco anos ou mais).
John e Frank são executivos-chave de uma grande corporação. Cada um deles recebe concessões de ações restritas de 10.000 ações por zero dólares. As ações da empresa estão sendo negociadas a US $ 20 por ação na data da concessão. John decide declarar o estoque na vesting, enquanto Frank escolhe o tratamento da Seção 83 (b). Portanto, João não declara nada no ano da concessão, enquanto Frank deve declarar US $ 200.000 como renda ordinária.
Cinco anos depois, na data em que as ações se tornam totalmente adquiridas, as ações estão sendo negociadas a US $ 90 por ação. John terá que reportar uma quantia enorme de US $ 900.000 de seu saldo de ações como receita ordinária no ano de aquisição, enquanto Frank não relata nada a menos que ele venda suas ações, que seriam elegíveis para tratamento de ganhos de capital. Portanto, Frank paga uma taxa mais baixa sobre a maioria de suas ações, enquanto John deve pagar a maior taxa possível sobre o montante total de ganho realizado durante o período de aquisição.
Infelizmente, há um risco substancial de confisco associado à eleição da Seção 83 (b) que vai além dos riscos padrão de confisco inerentes a todos os planos de ações restritos. Se Frank deixar a empresa antes que o plano se torne investido, ele renunciará a todos os direitos sobre todo o saldo das ações, mesmo que tenha declarado os US $ 200.000 de ações que lhe foram concedidos como receita. Ele não poderá recuperar os impostos que pagou como resultado de sua eleição. Alguns planos também exigem que o empregado pague pelo menos uma parte das ações na data da concessão, e esse valor pode ser reportado como uma perda de capital sob essas circunstâncias.
Tributação de RSUs.
A taxação de RSUs é um pouco mais simples do que para planos de estoque restritos padrão. Como não há estoque efetivo emitido na outorga, nenhuma eleição da Seção 83 (b) é permitida. Isso significa que há apenas uma data na vida do plano na qual o valor do estoque pode ser declarado. O valor reportado será igual ao valor justo de mercado da ação na data da aquisição, que também é a data de entrega neste caso. Portanto, o valor da ação é declarado como receita ordinária no ano em que a ação se torna adquirida.
The Bottom Line.
Existem muitos tipos diferentes de estoque restrito, e as regras fiscais e de confisco associadas a eles podem ser muito complexas. Este artigo cobre apenas os destaques e não deve ser interpretado como orientação fiscal. Para isso, consulte seu contador ou consultor financeiro.
Rsu stock options india
A empresa com a qual estou trabalhando atualmente, como parte de um programa de recompensas, concedeu-me 500 opções de ações e me deu a opção de escolhê-las como.
Empregado Stock Option Restricted Stock Ou como uma mistura de ambos.
Meu gerente me informou que há diferenças nos dois itens acima e preciso decidir o que devo optar. O que eu entendi foi.
Opção de compra de ações: Eu receberia toda a opção de ações e começaria a exercer minha opção a partir do segundo ano. A cada ano, eu ganho o direito de comprar essas ações ao longo de 4 anos, em incrementos anuais de 25%.
Estoque Restrito: Eu receberia apenas 1/4 da opção de compra de ações, ou seja, 125. Eu ganharia o direito sobre as ações com base em uma programação anual de 25%.
Ou como uma mistura de ambos: eu também posso escolher uma fração do Stock como ESOP e uma fração como Estoque Restrito, ou seja, se eu escolher dividir igualmente meu estoque, eu teria 250 como ESOP e 62.5 como Estoque Restrito.
Qual é a estratégia ideal que posso adotar para decidir que maximizará minha chance de ganho.
Eu tenho os dados históricos do mercado da empresa. A empresa é baseada nos EUA.
Mais alguns detalhes (que eu percebi são importantes e necessários para fazer uma resposta subjetiva)
Opções de estoque, estoque restrito, estoque fantasma, direitos de valorização de estoque (SARs) e planos de compra de estoque do empregado (ESPPs)
Opções de ações.
Uma empresa concede a um empregado opções para comprar um número declarado de ações a um preço de subsídio definido. As opções são adquiridas durante um período de tempo ou quando certas metas individuais, de grupo ou corporativas são atingidas. Algumas empresas definem horários de aquisição baseados no tempo, mas permitem que as opções sejam adquiridas mais rapidamente se as metas de desempenho forem atingidas. Uma vez adquirido, o empregado pode exercer a opção ao preço de subsídio a qualquer momento durante o prazo da opção até a data de expiração. Por exemplo, um funcionário pode ter o direito de comprar 1.000 ações a US $ 10 por ação. As opções cobrem 25% ao ano ao longo de quatro anos e têm prazo de 10 anos. Se a ação subir, o empregado pagará US $ 10 por ação para comprar as ações. A diferença entre o preço de subsídio de US $ 10 e o preço de exercício é o spread. Se a ação chegar a US $ 25 após sete anos e o empregado exercer todas as opções, o spread será de US $ 15 por ação.
Tipos de opções.
Se todas as regras para ISOs forem cumpridas, então a eventual venda das ações é chamada de "disposição qualificada", e o funcionário paga imposto sobre ganhos de capital a longo prazo sobre o aumento total em valor entre o preço da concessão e o preço de venda. A empresa não toma dedução de imposto quando existe uma disposição de qualificação.
Exercitando uma opção.
Contabilidade.
Estoque restrito.
Estoque Fantasma e Direitos de Apreciação de Ações.
Planos de Compra de Ações de Empregados (ESPPs)
Os planos que não atendem a esses requisitos não são qualificados e não possuem vantagens fiscais especiais.
Fique informado.
Nossa Atualização de Propriedade de Empregados duas vezes por mês mantém você em dia com as notícias neste campo, desde a evolução legal até a quebra de pesquisas.
Publicações Relacionadas.
Você pode estar interessado em nossas publicações nesta área de tópicos; veja, por exemplo:
Permanecendo Privado: Opções de Liquidez para Empresas Empreendedoras.
Descreve como proprietários de empresas empreendedoras podem obter liquidez sem abrir o capital ou vender a empresa.
GPS 2018 4-em-1 Volume.
Um volume combinado com os livros da CEPI sobre ESPPs, estoque / unidades restritas, prêmios de desempenho e planos de ações globais.
O Guia do Tomador de Decisão para Compensação de Capital.
Como encontrar e implementar uma estratégia de compensação de capital que funcione para sua empresa.
O Livro de Opções de Ações.
Um guia completo para opções de ações para funcionários, com detalhes técnicos abrangentes.
Kit de Ferramentas de Administração de Compensação Patrimonial de Empresa Privada.
Listas de verificação e modelos para ajudar empresas privadas a gerenciar planos de ações e delegar tarefas.
GPS: Educação Participante e Comunicação: Estudos de Caso.
Discute as questões estratégicas e práticas da comunicação dos participantes em vários tipos de planos de ações, desde ESPPs até opções.
RSU, ESPP e ESOP & # 8211; Entendimento Significado e Tributação.
Publicado por manish em 25 de março de 2013 COMENTÁRIOS (158)
A maioria das pessoas que se juntam ao primeiro emprego obtém benefícios como RSU, ESOP e ESPP como parte de seu pacote CTC (na verdade, é assim que os empregadores mostram um CTC alto durante o recrutamento). No entanto, a maioria dos funcionários não entende essas começando. Nos próximos meses, eles começam a obter algum conhecimento sobre esses benefícios como funcionários.
Muitas pessoas confundem essas três coisas e muitas vezes não têm uma compreensão completa do que elas significam e como elas funcionam e quais são as implicações fiscais quando elas exercem seus benefícios. Vamos agora pegar cada uma delas e entendê-las. .
Neste artigo vamos entender todas essas 3 coisas & # 8211; RSU, ESOP e ESPP em detalhe.
1. RSU (Unidades de Ações Restritas)
As unidades RSU ou Unidades Restritas são muito simples de entender. A empresa dá ações da empresa a um empregado sem quaisquer condições, no entanto, há um período de aquisição de direitos envolvido. Período de aquisição é o período pelo qual você terá que esperar, antes de poder reivindicar essas ações. Então, se uma empresa lhe dá 100 vesting RSU em 2 anos. Isso significa simplesmente que depois de 2 anos, você receberá 100 ações da empresa. Será todo seu e você é livre para mantê-los ou vendê-los depois disso. As RSUs também são uma ótima maneira de recompensar os funcionários, como em 2012 a WIPRO atribuiu 4,5 milhões de RSU aos seus 1.200 funcionários (em sua maioria, a alta gerência).
As RSUs são uma ótima maneira de garantir que o funcionário permaneça com o empregador por um longo período. Imagine uma empresa que dá o direito a 1000 RSU's em 4 anos. Um funcionário vai pensar muitas vezes antes de mudar de emprego, porque se ele deixar o emprego e se mudar para outra empresa, ele perderá as RSU, o que pode valer muito dinheiro dependendo do preço das ações. Eu mesmo recebi RSUs do Yahoo, quando me juntei a eles, mas devido ao declínio no preço das ações por muitos anos, as RSUs não foram um grande motivador para mim. Foi apenas uma quantia de bônus para mim.
RSU também pode ser dado em fases, às vezes, como 25% RSU a cada ano. Assim, se a empresa está dando 100 RSUs com condição de 25% de RSU adquiridas a cada ano, 25 ações serão adquiridas no primeiro ano, depois outras 25% no 2º ano e assim, somente após o 4º ano, um funcionário será capaz de obter todas as 100 ações.
Vale a pena notar que, se você deixar um emprego, muitas empresas exigem que você venda seu RSU nos próximos meses. por exemplo próximos 3 meses.
2. ESOP (Opções de Ações para Funcionários)
Employee Stock Options ou ESOP são geralmente dadas pela maioria das grandes empresas na Índia, especialmente empresas de TI que estão listadas fora da Índia. ESOPs nada mais são do que “OPTIONS”, que também estão no mercado de ações na Índia (lembre-se Future & amp; Options?)
Deixe-me dizer quais opções de ações são em geral. Se uma pessoa tem uma opção de compra de ações, ele realmente tem o direito de comprar uma ação no futuro a um preço pré-determinado acordado no momento da oferta dessas opções de ações. Então, no futuro, qualquer que seja o preço de mercado não importa, você sempre tem a opção de comprá-lo pelo preço que foi acordado. Nesse caso, se o preço de mercado da ação estiver acima do preço pré-determinado, você poderá simplesmente exercer suas opções de compra da ação e instantaneamente obterá lucro. Se, no entanto, o preço de mercado atual for menor do que o preço pré-determinado, então você opta por não exercer a opção de ações e nada acontece.
Deixe-me lhe dar um exemplo. Digamos que um funcionário ingresse em uma empresa em 1º de janeiro de 2013. Sua empresa lhe concede 500 ESOPs com período de carência de 3 anos e preço de aquisição de Rs 200. O que isso significa é que a data de aquisição é 1º de janeiro de 2016 (após 3 anos) ), Nessa data, ele tem uma opção para comprar 500 ações da empresa em Rs 200, se ele desejar. Agora vamos dizer em 1 de janeiro de 2016 & # 8230;
Caso 1 e # 8211; O preço das ações é de Rs 800.
Neste caso, o empregado pode exercer sua opção e ele pode obter 500 ações em apenas Rs 200. Neste momento, o empregado fará um lucro limpo de Rs 600 cada ações e um legal Rs 3,00,000. Note que ele não tem que pagar nada aqui, quando ele exercita sua opção, ele automaticamente obtém seu lucro sem colocar nada do bolso. Faz sentido exercer a sua opção neste caso, porque o preço de aquisição é menor que o preço de mercado.
Caso 2 e # 8211; O preço das ações é de Rs 130.
Neste caso, não faz nenhum sentido exercitar, porque você estará em perda, porque o preço que você tem que pagar é menor do que o preço de mercado, então você deixa esta opção ir.
Nota: No caso de opções de ações, você nunca pode fazer qualquer perda, será sempre apenas algum lucro.
3. ESPP (Employee Share Purchase Plan)
O ESPP ou Employee Share Purchase Plan é um benefício dado pelo empregador aos seus funcionários para comprar as ações da empresa a um preço com desconto. Em um plano ESPP, um empregado deve contribuir com uma parte desse salário no plano ESPP a cada mês. Um funcionário pode escolher quanto de seu salário ele quer contribuir sozinho. Pode variar de 1% a 15% de seu salário. Todo o dinheiro que ele contribui fica acumulado por alguns meses e, em seguida, de uma só vez, as ações são compradas para ele a algum preço com desconto. Em que preço o desconto será dado depende do plano EPSS da sua empresa. No entanto, em geral, é o mínimo dos preços no início do plano EPSS e no final do plano ESPP. Deixe-me lhe dar um exemplo.
Suponha que sua empresa ofereça um plano de ESPP duas vezes por ano que você pode optar, uma janela é aberta de janeiro a junho (onde você pode participar apenas em janeiro) e outra é de julho a dezembro (você pode participar somente em julho). Então você terá que dizer à empresa quanto você quer contribuir cada mês antes da mão. Se você escolher 10%, 10% do seu salário será cortado para o plano ESPP e você receberá o restante em sua mão.
Agora, suponha que uma pessoa opte pela janela de janeiro a junho e ele esteja contribuindo com 10.000 por mês para isso, e nos próximos 6 meses acumulará Rs 60.000 para a ESPP e agora, ao final do Plano, poderá obter as ações.
Qual será o preço da ação considerado para ele?
Digamos que o preço das ações no início do plano (mês de janeiro) fosse de Rs 100 e o preço das ações no final do plano (junho) fosse de Rs 120. Então o preço da ação considerado para ele será mínimo de 100 e 120 , que é Rs 100 e sobre este, ele terá desconto adicional de 15% e seu preço final seria apenas Rs 85.
Note que este exemplo está assumindo que um mínimo de dois é obtido, a sua empresa EPSS pode apenas considerar o & # 8220; preço inicial & # 8221; ou & # 8220; preço final & # 8221; .. Então, por favor, olhe para o plano EPSS da sua empresa em detalhes.
ESPP é uma ótima maneira de obter o preço das ações com desconto, mas deve-se de qualquer maneira cuidar de algumas coisas. Se as perspectivas futuras da empresa ficarem ótimas no futuro, então é preciso comprar as ações de qualquer maneira, então o ESPP se torna um grande negócio onde você tem 15% de desconto. No entanto, se as perspectivas da empresa forem ruins no futuro, você terá que descobrir se faria sentido optar pelo plano ESPP ou aproveitar melhor seu dinheiro em outro lugar.
Abaixo está um vídeo do Salesforce, que explica o seu plano de ESPP, observe-o para ter uma ideia de como o EPSS funciona?
Tributação sobre RSU, ESOPs e ESPP.
A tributação para RSU, ESOP e ESPP é regida pelas mesmas regras, pois todas elas têm que lidar com ações que um funcionário adquire e a tributação é bem simples de entender. Existem apenas duas regras.
Quando você vende o seu RSU / ESOP / ESPP (após o término do período de vesting) e recebe de volta o dinheiro, é sua a responsabilidade de pagar o imposto sobre o valor na Índia. Quanto imposto deve ser pago por você, depende da natureza dos ganhos. Se você vender as ações antes de 1 ano de aquisição das ações, então os ganhos são chamados de ganhos de capital de curto prazo (STCG) e se você vender as ações após 1 ano, os ganhos serão logicamente ganhos de capital de longo prazo.
Se as ações estiverem listadas nas bolsas de valores indianas, você terá que pagar 15% de imposto sobre os ganhos de capital de curto prazo e nenhum imposto sobre ganhos de capital de longo prazo. No entanto, se as ações não estiverem listadas nas bolsas de valores indianas, mas em algum país estrangeiro, você terá que adicionar o imposto sobre ganhos de capital de curto prazo em sua renda e pagar imposto de acordo com sua taxa de placas e 20% com indexação no capital de longo prazo ganhos, que é o caso quando STT não é pago quando a transação é feita.
Abaixo está a tabela simples que explicará as coisas para você.
Rsu stock options india
Atualmente, muitas empresas estão usando RSUs, ESOPs e ESPPs para recompensar e reter funcionários hoje em dia. Neste post eu vou explicar o que RSUs, ESOPs e ESPPs são, assim como os aspectos de taxação deles.
Definição de RSU, ESOP e ESPP.
RSU significa Unidades de Ações Restritas. Estas são basicamente ações da empresa que são dadas a você gratuitamente, mas com algumas restrições. As restrições são que, embora as ações sejam transferidas para você e estejam em seu & # 8220; demat & # 8221; conta, você não será capaz de vendê-los até uma data futura predeterminada.
A data em que as ações são transferidas para você é chamada de data de concessão e a data em que as ações são desbloqueadas para venda é chamada de data de aquisição.
Normalmente, as RSUs são investidas na proporção de 34% / 33% / 33%. Isso significa que, se 100 RSUs forem concedidas a você em 1º de janeiro de 2010, 34 RSUs (34%) serão investidas em 1º de janeiro de 2011 e 33 cada (33%) em 1º de janeiro de 2012 e 2013, respectivamente. Se você sair da empresa em 1º de dezembro de 2011, poderá vender apenas 34 ações e as 66 ações restantes voltarão para a empresa. Se você ficar por mais um mês, poderá vender 67 ações (34 + 33), enquanto outras 33 ações serão adquiridas em 1º de janeiro de 2012.
Portanto, este é um bom mecanismo para as empresas reterem funcionários-chave, pois os funcionários perderão a propriedade de ações não investidas se saírem antes da data de vencimento (embora ainda possam vender as ações que já foram adquiridas).
ESOP significa Employee Stock Option Plan. Os ESOPs são semelhantes aos RSUs conceitualmente, no entanto, existem algumas diferenças. Com os ESOPs, um funcionário não recebe ações, mas obtém uma opção para comprar ações a um preço predeterminado em uma data futura (semelhante a RSUs).
Como os RSUs, os ESOPs são dados aos funcionários em uma data específica, chamada data da concessão. Assim como os RSUs, os ESOPs se tornam utilizáveis em uma data posterior, chamada data de aquisição, e podem ser utilizados para comprar ações em qualquer data futura, chamada data de exercício. E como RSUs, o coeficiente de vesting para ESOPs também é geralmente 34% / 33% / 33%, com 34% de um ano a partir da data da concessão e 33% a cada dois e três anos a partir da data da concessão. Note, no entanto, que o preço pelo qual os ESOPs podem ser comprados em vesting (chamado de preço de exercício) é fixado no momento da concessão dos ESOPs e não tem relação com o preço no dia do vesting.
Então, digamos, um funcionário recebe 100 ESOPs com um preço de exercício de US $ 10 no vesting. Isso significa que o funcionário tem a opção de comprar 100 ações a um preço fixo de US $ 10 por ação na data de aquisição, independentemente do preço de mercado naquela data. No dia da aquisição, o preço da ação pode ser superior a US $ 10 ou menos, dependendo do desempenho da empresa. Portanto, para o funcionário, faz sentido comprar a ação apenas se o preço da ação for razoavelmente superior a US $ 10, já que só então ele pode vendê-la com lucro. Se o preço da ação for inferior a US $ 10, a compra não fará sentido, pois o funcionário ainda precisará pagar US $ 10 por ação (conforme determinado na data da concessão), embora o preço atual seja menor.
Devido a essa incerteza associada aos ESOPs, muitos funcionários pedem RSUs em vez de ESOPs, uma vez que com RSUs não há dúvida de incorrer em uma perda na venda de ações, uma vez que as ações são dadas gratuitamente.
ESPP significa Employee Stock Purchase Program. Aqui, o funcionário pode optar por contribuir com parte de seu salário (geralmente até 10-15%) para comprar ações da empresa com um desconto fixo para o preço de mercado (normalmente 85% do valor de mercado, ou seja, um desconto de 15%). A compra normalmente ocorre duas vezes ao ano, uma vez em um período de seis meses determinado pela empresa, e o desconto é dado sobre o menor preço negociado naquele período de seis meses.
Por exemplo, digamos que os períodos de seis meses são 1º de janeiro & # 8211; 30 de junho e 1 de julho & # 8211; 31 de dezembro. E digamos que o funcionário opte por investir 10% de seu salário mensal no programa ESPP. Nesse caso, 10% do salário mensal do empregado será deduzido do salário de cada mês e mantido separadamente.
Então, digamos que o salário mensal do funcionário é de US $ 1.000. Nesse caso, US $ 100 serão deduzidos a cada mês, o que significa que, a cada seis meses, US $ 600 serão investidos em ações da empresa. Agora, vamos supor que em 1º de janeiro e nº 8211; 30 de junho, o preço da ação mais baixo negociado em qualquer ponto do tempo foi de US $ 10. Portanto, o funcionário será elegível para comprar as ações com um desconto de 15%, ou seja, US $ 8,5 por ação. O montante de US $ 600 arrecadados será usado para financiar essa compra e o empregado receberá (600 / 8,5) =
70 ações. Mesmo que o funcionário optasse por vender essas ações imediatamente na compra, elas ganhariam 70 x US $ 10 = US $ 700, o que resultaria em um lucro de US $ 100 acima do custo de aquisição. O mesmo processo de compra é repetido novamente no próximo período de seis meses, ou seja, 1º de julho e nº 8211; 31 de dezembro.
O ESPP é uma boa maneira de ganhar dinheiro com a venda de ações da empresa compradas com desconto. No entanto, se você pretende reter as ações compradas e vendê-las em uma data futura, isso só fará sentido se o valor das ações estiver se valorizando no longo prazo.
Rendimentos obtidos e tratamento fiscal de RSU, ESOP e ESPPs.
RSUs, ESOPs e ESPPs são meios diferentes de compra de ações. Tanto a compra quanto a venda destes têm implicações fiscais, conforme mostrado abaixo:
1. Na aquisição, exercício ou compra:
Sobre a aquisição de RSUs, o exercício de ESOPs e a compra de ESPPs, uma renda equivalente à diferença entre o preço de aquisição e o preço real das ações é considerada como renda per capita obtida por você.
Para as RSUs, o preço de aquisição é zero (uma vez que as RSUs são dadas gratuitamente) e, portanto, todo o valor de mercado das ações adquiridas é tratado como renda. Para ESOPs, a receita é a diferença entre o preço de exercício e o preço de mercado na data de exercício. Para os ESPPs, o rendimento é a diferença entre o preço com desconto e o preço de mercado na data da compra.
2. Sobre a receita de dividendos:
Os rendimentos de dividendos obtidos de ações estrangeiras devem ser declarados na coluna & # 8220; Dividend income & # 8221; no Schedule OS do ITR-2 ou ITR-4.
Na venda das ações, o lucro obtido é um ganho de capital e, portanto, é tributável como tal.
Para RSUs, a diferença entre o preço de exercício e o preço de venda se qualifica como ganhos de capital. Para os ESOPs, a diferença entre o preço de mercado (não o preço de exercício) no momento do exercício e o preço de venda se qualifica como ganhos de capital. No caso dos ESPP, a diferença entre o preço de mercado (não descontado) no momento da compra e o preço de venda é considerada como mais-valias.
Dependendo do período de tempo entre a data de aquisição e a data de venda, o lucro pode se qualificar para o imposto sobre ganhos de capital de curto ou longo prazo.
Para RSUs, a data de aquisição é a data de aquisição e não a data de concessão. Para ESOPs, a data de aquisição é a data de exercício e não a data de concessão ou de aquisição. Para os ESPPs, a data de aquisição é a data da compra.
Além disso, dependendo se as ações são de uma empresa listada ou não listada, a responsabilidade tributária é diferente. As ações listadas são aquelas que estão listadas nas bolsas de valores indianas, como TCS, HDFC Bank, etc. Ações não listadas são aquelas que não estão listadas em bolsas indianas, independentemente de serem empresas indianas ou estrangeiras listadas em bolsas estrangeiras, como Google, Microsoft, Apple, etc.
A tributação de ganhos de capital a curto e a longo prazo para ações listadas e não cotadas é a seguinte:
Atualmente, muitas empresas estão usando RSUs, ESOPs e ESPPs para recompensar e reter funcionários hoje em dia. Neste post eu vou explicar o que RSUs, ESOPs e ESPPs são, assim como os aspectos de taxação deles.
Definição de RSU, ESOP e ESPP.
RSU significa Unidades de Ações Restritas. Estas são basicamente ações da empresa que são dadas a você gratuitamente, mas com algumas restrições. As restrições são que, embora as ações sejam transferidas para você e estejam em seu & # 8220; demat & # 8221; conta, você não será capaz de vendê-los até uma data futura predeterminada.
A data em que as ações são transferidas para você é chamada de data de concessão e a data em que as ações são desbloqueadas para venda é chamada de data de aquisição.
Normalmente, as RSUs são investidas na proporção de 34% / 33% / 33%. Isso significa que, se 100 RSUs forem concedidas a você em 1º de janeiro de 2010, 34 RSUs (34%) serão investidas em 1º de janeiro de 2011 e 33 cada (33%) em 1º de janeiro de 2012 e 2013, respectivamente. Se você sair da empresa em 1º de dezembro de 2011, poderá vender apenas 34 ações e as 66 ações restantes voltarão para a empresa. Se você ficar por mais um mês, poderá vender 67 ações (34 + 33), enquanto outras 33 ações serão adquiridas em 1º de janeiro de 2012.
Portanto, este é um bom mecanismo para as empresas reterem funcionários-chave, pois os funcionários perderão a propriedade de ações não investidas se saírem antes da data de vencimento (embora ainda possam vender as ações que já foram adquiridas).
ESOP significa Employee Stock Option Plan. Os ESOPs são semelhantes aos RSUs conceitualmente, no entanto, existem algumas diferenças. Com os ESOPs, um funcionário não recebe ações, mas obtém uma opção para comprar ações a um preço predeterminado em uma data futura (semelhante a RSUs).
Como os RSUs, os ESOPs são dados aos funcionários em uma data específica, chamada data da concessão. Assim como os RSUs, os ESOPs se tornam utilizáveis em uma data posterior, chamada data de aquisição, e podem ser utilizados para comprar ações em qualquer data futura, chamada data de exercício. E como RSUs, o coeficiente de vesting para ESOPs também é geralmente 34% / 33% / 33%, com 34% de um ano a partir da data da concessão e 33% a cada dois e três anos a partir da data da concessão. Note, no entanto, que o preço pelo qual os ESOPs podem ser comprados em vesting (chamado de preço de exercício) é fixado no momento da concessão dos ESOPs e não tem relação com o preço no dia do vesting.
Então, digamos, um funcionário recebe 100 ESOPs com um preço de exercício de US $ 10 no vesting. Isso significa que o funcionário tem a opção de comprar 100 ações a um preço fixo de US $ 10 por ação na data de aquisição, independentemente do preço de mercado naquela data. No dia da aquisição, o preço da ação pode ser superior a US $ 10 ou menos, dependendo do desempenho da empresa. Portanto, para o funcionário, faz sentido comprar a ação apenas se o preço da ação for razoavelmente superior a US $ 10, já que só então ele pode vendê-la com lucro. Se o preço da ação for inferior a US $ 10, a compra não fará sentido, pois o funcionário ainda precisará pagar US $ 10 por ação (conforme determinado na data da concessão), embora o preço atual seja menor.
Devido a essa incerteza associada aos ESOPs, muitos funcionários pedem RSUs em vez de ESOPs, uma vez que com RSUs não há dúvida de incorrer em uma perda na venda de ações, uma vez que as ações são dadas gratuitamente.
ESPP significa Employee Stock Purchase Program. Aqui, o funcionário pode optar por contribuir com parte de seu salário (geralmente até 10-15%) para comprar ações da empresa com um desconto fixo para o preço de mercado (normalmente 85% do valor de mercado, ou seja, um desconto de 15%). A compra normalmente ocorre duas vezes ao ano, uma vez em um período de seis meses determinado pela empresa, e o desconto é dado sobre o menor preço negociado naquele período de seis meses.
Por exemplo, digamos que os períodos de seis meses são 1º de janeiro & # 8211; 30 de junho e 1 de julho & # 8211; 31 de dezembro. E digamos que o funcionário opte por investir 10% de seu salário mensal no programa ESPP. Nesse caso, 10% do salário mensal do empregado será deduzido do salário de cada mês e mantido separadamente.
Então, digamos que o salário mensal do funcionário é de US $ 1.000. Nesse caso, US $ 100 serão deduzidos a cada mês, o que significa que, a cada seis meses, US $ 600 serão investidos em ações da empresa. Agora, vamos supor que em 1º de janeiro e nº 8211; 30 de junho, o preço da ação mais baixo negociado em qualquer ponto do tempo foi de US $ 10. Portanto, o funcionário será elegível para comprar as ações com um desconto de 15%, ou seja, US $ 8,5 por ação. O montante de US $ 600 arrecadados será usado para financiar essa compra e o empregado receberá (600 / 8,5) =
70 ações. Mesmo que o funcionário optasse por vender essas ações imediatamente na compra, elas ganhariam 70 x US $ 10 = US $ 700, o que resultaria em um lucro de US $ 100 acima do custo de aquisição. O mesmo processo de compra é repetido novamente no próximo período de seis meses, ou seja, 1º de julho e nº 8211; 31 de dezembro.
O ESPP é uma boa maneira de ganhar dinheiro com a venda de ações da empresa compradas com desconto. No entanto, se você pretende reter as ações compradas e vendê-las em uma data futura, isso só fará sentido se o valor das ações estiver se valorizando no longo prazo.
Rendimentos obtidos e tratamento fiscal de RSU, ESOP e ESPPs.
RSUs, ESOPs e ESPPs são meios diferentes de compra de ações. Tanto a compra quanto a venda destes têm implicações fiscais, conforme mostrado abaixo:
1. Na aquisição, exercício ou compra:
Sobre a aquisição de RSUs, o exercício de ESOPs e a compra de ESPPs, uma renda equivalente à diferença entre o preço de aquisição e o preço real das ações é considerada como renda per capita obtida por você.
Para as RSUs, o preço de aquisição é zero (uma vez que as RSUs são dadas gratuitamente) e, portanto, todo o valor de mercado das ações adquiridas é tratado como renda. Para ESOPs, a receita é a diferença entre o preço de exercício e o preço de mercado na data de exercício. Para os ESPPs, o rendimento é a diferença entre o preço com desconto e o preço de mercado na data da compra.
2. Sobre a receita de dividendos:
Os rendimentos de dividendos obtidos de ações estrangeiras devem ser declarados na coluna & # 8220; Dividend income & # 8221; no Schedule OS do ITR-2 ou ITR-4.
Na venda das ações, o lucro obtido é um ganho de capital e, portanto, é tributável como tal.
Para RSUs, a diferença entre o preço de exercício e o preço de venda se qualifica como ganhos de capital. Para os ESOPs, a diferença entre o preço de mercado (não o preço de exercício) no momento do exercício e o preço de venda se qualifica como ganhos de capital. No caso dos ESPP, a diferença entre o preço de mercado (não descontado) no momento da compra e o preço de venda é considerada como mais-valias.
Dependendo do período de tempo entre a data de aquisição e a data de venda, o lucro pode se qualificar para o imposto sobre ganhos de capital de curto ou longo prazo.
Para RSUs, a data de aquisição é a data de aquisição e não a data de concessão. Para ESOPs, a data de aquisição é a data de exercício e não a data de concessão ou de aquisição. Para os ESPPs, a data de aquisição é a data da compra.
Além disso, dependendo se as ações são de uma empresa listada ou não listada, a responsabilidade tributária é diferente. As ações listadas são aquelas que estão listadas nas bolsas de valores indianas, como TCS, HDFC Bank, etc. Ações não listadas são aquelas que não estão listadas em bolsas indianas, independentemente de serem empresas indianas ou estrangeiras listadas em bolsas estrangeiras, como Google, Microsoft, Apple, etc.
A tributação de ganhos de capital a curto e a longo prazo para ações listadas e não cotadas é a seguinte:
Комментарии
Отправить комментарий